Centro de Interpretação do Território
Documentário
2014 - 2015
Depois de vários projectos criados para museus e CI's surge o Centro de Interpretação do Território em Ponte de Lima, para o qual criei um documentário de 33 minutos para 3 ecrãs simultâneos/ paralelos.
O projecto de revitalização do Museu Rural de Ponte de Lima é algo que sonhava fazer há muito, desde o tempo que estava na licenciatura e visitava Ponte de Lima para trabalho de campo. É um sonho por ser o primeiro grande projecto no Alto Minho e pelo tema, que tem estado no centro dos meus interesses de investigação e trabalho - ruralidade e território! e claro pelo privilégio de, durante um ano, andar a filmar o quotidiano rural limiano.
Este projecto conta com a gestão museológica de Sandra Rodrigues da CMPonte de Lima, investigação científica de Álvaro Campelo e a colaboração directa no documentário de Filipa Santos na edição e pós-produção vídeo e de Francisco Miranda nas filmagens das Festas da Boa Morte.
Além disso, é extraordinário conhecer pessoas como o Sr. Álvaro Pereira que hà 50 anos faz o som e luz das festas populares, a Srª Dores e a Srª Delfina que ainda dão todos "as voltas" do linho ou o Sr. João, um agricultor que trabalha e ensina as suas vacas e que foca toda a sua vida no tratar dos campos que rodeiam a sua casa.