Mixões da Serra
Livro Livro interativo
Brochura promocional
Mapa turístico
Mini-documentários
2023
"Santo António de Mixões da Serra" é uma celebração que combina tradição, devoção e a profunda ligação das comunidades locais aos seus animais.
Todos os anos, em junho, a pequena aldeia de Mixões da Serra transforma-se num ponto de encontro para romeiros, animais e curiosos que chegam de todas as partes.
A bênção dos animais é um dos momentos mais icónicos desta romaria, reunindo gado bovino, cavalos garranos e animais de estimação que são levados ao “banho” de água benta lançado pelo padre, em busca de proteção. Este ritual é uma manifestação viva das tradições rurais do Minho, mantendo-se atual e vibrante, adaptando-se às mudanças dos tempos, mas preservando a sua essência.
Este projeto decorreu no âmbito da candidatura da romaria à Lista Nacional de Património Imaterial, coordenada pelo Jean-Yves Durand.
Uma massa viva, compacta, cor de mel acastanhado, encimada por sinuosidades reluzentes acabando em agudas pontas pretas e laços de fitas vermelhas e verdes que a brisa faz ondular; sete vacas esperam lado a lado. Indiferentes? Inquietas? Talvez irritadas pela confusão de gente, cavalos e cães à sua volta? Mas ficam quase imóveis. As extremidades das correias cruzadas e apertadas na base dos seus cornos estão nas mãos dos homens que conversam ao seu lado, como que indiferentes à presença dos animais que só vigiam pelo canto do olho, apoiados em longos paus que elas sabem serem rijos, por já os terem sentido nas costas.