Museu da Terra de Miranda
Som ambiente expositivo

 


2014

Na remodelação do Museu da Terra de Miranda, ocorrida em 2014, fui convidado pelo Jean-Yves Durand para produzir o design de som para as salas do cereal, cozinha, linho-tear, pastor e festividades de inverno com máscaras. O projecto em si foi já desenvolvido com a Celina Bárbaro Pinto que sucedeu ao Jean-Yves na direcção do museu.

Para isso percorremos várias aldeias dos concelhos de Miranda do Douro e de Mogadouro, de microfone em punho, recolhendo testemunhos e sons que mais tarde seriam misturados com música tradicional, quer gravada com o Paulo Meirinhos dos Galandum Galandaina, quer do arquivo da Sons da Terra para re-criar ambientes e contar histórias do universo rural do planalto mirandês. Um planalto com uma energia muito especial, única! Por causa deste projecto passei o Natal em Mogadouro saltando de festa em festa atrás dos mascarados!

Sente-se o vento e ouvem-se as mulheres na segada, passam os rebanhos empurrados pelos gritos do pastor, conversa-se com as vizinhas e ajuda-se nas tarefas do dia da matança, decifra-se o mirandês e o chilrial da passarada junto ao Carril e ao Picão... agudiza-se a gaita mirandesa e o já pouco atemorizante tremelicar dos chocalhos dos mascarados.






Contacto | Contact
96 523 66 94 
(Chamada para rede móvel nacional)

info@folkwild.pt