Alto Minho Adapt

CIM_ALTO_MINHO_logo_horizontal_cores

area-altominho-logo

No mês em que o IPCC lança um relatório especial sobre o impacto que a subida de 1,5º graus acima dos níveis pré-industriais tem no planeta, e sobre como a resposta durante os próximos 12 anos serão fundamentais para o modo como nele vivemos, sai o nosso 5º jogo criado para a AREA Alto Minho e CIM Alto Minho.

Com questões preeminentes como a Adaptação e a Resiliência em mãos, criámos ECOS – Alto Minho Adapt, um jogo de mesa sobre as alterações climáticas no Alto Minho. Aqui os jogadores são agentes sociais que tanto apresentam propostas que respondem a impactos (negativos e positivos), bem como procuram adotar estratégias de longo prazo para o seu território (representado por ativos de natureza, comunidades e atividades). Conforme a influência dos impactos e a adaptação dos jogadores às alterações, os ativos do Alto Minho vão sendo alterados entre estado positivo e negativo. Quem tiver os seus mais ativos do lado negativo perde.

Este jogo foi criado para os alunos do 5º ao 12º ano dos 10 municípios minhotos, havendo nele vários níveis de dificuldade que podem ser adaptados à idade e experiência dos jogadores.

A CIM Alto Minho, em parceria com os Municípios seus associados, integrou no projeto Alto Minho Adapt (apoiado pelo POSEUR) uma campanha de informação e sensibilização dirigida à comunidade escolar. O objetivo desta campanha é informar sobre as consequências das Alterações Climáticas e promover a implementação de medidas de mitigação e de adaptação aos seus efeitos neste território.

Na Folk & Wild, para além deste jogo, criámos também o iBook “Flora e as Alterações Climáticas” destinado aos alunos do 1º ciclo.