Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo

Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo

Sendo a Folk, uma empresa que trabalha contextos rurais, um dos projetos que mais desejávamos fazer era um centro interpretativo focado na cultura tradicional de montanha. Estreamo-nos logo com um local emblemático da investigação antropológica em Portugal – o Soajo.

Assim, em pouco mais de 30m² criamos mais de duas horas de conteúdos multimédia sobretudo focados na etnografia, mas abordando a história e ecologia locais. 

As entrevistas, registadas em vídeo, são a base dos conteúdos. Neste âmbito, cumpre-se а valorização, quer da narrativa etnográfica como meio de comunicação dos dados, quer da oralidade como elemento base de conhecimento. Tendo como principal alvo informantes acima dos 60 anos, partimos à descoberta do que eles experienciaram na vida soajeira antes da mecanização massiva, mass-media e globalização económico-cultural.

É um projeto do qual nos sentimos extremamente orgulhosos do resultado, pela riqueza de temáticas, na multiplicidade de soluções interpretativas/ museográficas, na emotividade das soluções cénicas… mas sobretudo da receção que o povo soajeiro teve ao ver o seu mundo apresentado num edifício emblemático que já foi Cadeia, Passos do Concelho e escola primária.