S. Bartolomeu do Mar
Documentário

 


2015

Todos os anos na manhã de 24 de Agosto, crianças são levadas quer pelos pais, quer por "banheiros" a tomar banhos de mar. O banho, a par da oferta de galos pretos e da passagem por baixo do andor de São Bartolomeu, no "dia em que o diabo anda à solta", visam principalmente "tirar o medo" aos mais pequenos.

No âmbito da candidatura da Romaria de São Bartolomeu do Mar ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, filmei e realizei dois pequenos documentários que servem de apoio à candidatura. Enquanto que um dos documentários segue uma linha tradicional de exposição etnográfica o outro - que pode ser visto aqui - segue uma linha muito mais sensorial procurando demonstrar a ligação entre o banheiro, os pais e as crianças. A linha deste segundo documentário surge também de modo a ir ao encontro da comunidade de Mar, em Esposende, que durante uma reunião entre os vários agentes envolvidos na candidatura mostrou o seu desagrado pelo ângulo como os media retratam o ritual. Quis criar, assim, um documentário contraponto, que não escondendo o choro das crianças, mostra sobretudo o carinho e o amor que estão presentes durante este ritual.

Neste projeto participaram ainda a Filipa Santos na edição, o Francisco Miranda como câmara e Álvaro Campelo enquanto investigador.

Claro que, imbuído do espírito da observação-participante, cara à Antropologia, também eu fui limpo por três ondas do mar de Mar.



Contacto | Contact
96 523 66 94 
(Chamada para rede móvel nacional)

info@folkwild.pt