Arquitecturas da água

.

2012 – 2013

Regressado da Holanda directamente para o Parque Natural do Douro Internacional e para a Terra Quente Transmontana, este tornou-se o primeiro de vários projectos na zona do Vale do Côa, propostos pela Alexandra Cerveira Lima. Assim, durante Agosto de 2012 sobre o tórrido sol da meseta investiguei e registei as práticas e narrativas dos moleiros nos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Freixo de Espada à Cinta, acompanhado por Inês Melhorado e Ondina Monteiro.

Da investigação surgiu um livro e posteriormente um documentário com o material registado ao longo da investigação, ambos partilhados com a equipa que investigou Miranda e Mogadouro.

Quer a minha parte do livro (60 páginas), quer o documentário, têm por objectivo aumentar a consciência do valor do conhecimento e práticas tradicionais, documentando o fim da actividade de moleiro e das suas paisagens ribeirinhas… o fim de vida destas histórias.

O filme, editado com o Gonçalo Mota, ganhou o prémio Côa Criativo para melhor documentário. Do prémio atribuído a este projecto nasceu a colaboração com a Territórios do Côa, ADR.

O livro está disponível através da DRC-N Porto – geral@culturanorte.pt – ao lado, podem ser vistas algumas páginas.